quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O SENHOR, MEU PASTOR

SALMO 23

V. 1 – O Senhor é meu pastor,

·       Davi quando pastoreava as ovelhas de seu pai, enfrentou URSOS E LEÕES, para defendê-las.

·       Jesus é o bom pastor que da sua vida pelas ovelhas.

João 10:11- “Eu sou o bom pastor. O bom pastor da a vida pelas ovelhas.” – Palavras do Senhor Jesus.

... nada me faltará,

·       Jesus como bom pastor não deixará faltar nada para suas ovelhas, tanto que foi capaz de dar sua vida para salvá-las do matadouro, da morte, do salário do pecado, da condenação eterna. (Romanos 3:23,24 e 6:23 – Isaías 53:4-11)

V. 2 – Repousar em pastos verdejantes,

·       Quando as coisas nos parecem difíceis; quando vierem as tribulações, cansaço emocional, físico e espiritual, ele (Jesus) nos da o descanso. Mateus 11:28 a 30 -

“Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vos o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque meu jugo é suave, e meu fardo é leve.”

V. 3 – Refrigera minha alma,

·       Fala de conservar,
·       Refrescar,
·       Trazer paz.
João 14:27 – “Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

...Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

·       Deus é fiel, por causa da sua palavra Ele nos protege e nos guia no caminho da justiça e defende nossa causa.

V. 4 – Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,

·       Como ovelhas do bom pastor, ainda que nos encontremos em situações de morte, sofrendo pressão dos inimigos, ataques físicos, psicológicos ou espirituais, não devemos temer, e sim confiar na proteção de Deus, figurada na “vara e cajado”.
“tua vara e teu cajado me consolam” – versículo 4, parte b.

·       Deus não apenas protege, mas também nos da a direção para enfrentar tais situações e sairmos vitoriosos, ainda que com algumas seqüelas. Certo é, que sairemos também com alguma experiência adquirida.

V.5 – Preparas uma mesa na presença dos meus adversários,

·       Mesa – banquete; comemoração pela vitória.
Comemoração essa na presença, ou à vista do adversário, que estará ciente de ter sido derrotado.

·       Unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
1 – Óleo – fala de alegria no Espírito Santo
2 – Cálice Transbordante – vida cheia da unção de Deus/Espírito Santo.

V.6 – Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

·       Pessoa que tem a unção do Espírito, com certeza transmitirá bondade e misericórdia de si todos os dias e em qualquer circunstância, por onde andar.

·       Habitar na casa do Senhor para sempre significa ser herdeiro das promessas de vida eterna.


·       Os efeitos da vida eterna com certeza farão parte de nossas vidas ainda aqui nesse mundo. 










**** imagens da internet












0 comentários:

Postar um comentário